quarta-feira , 23 de agosto de 2017
Início / Notícias / Araioses / A polêmica do transporte “clandestino” de passageiros

A polêmica do transporte “clandestino” de passageiros

Já falamos aqui no site sobre os “paus de arara”, mas dessa vez, iremos comentar um pouco sobre o transporte ilegal intermunicipal, uma prática muito comum no cotidiano de Araioses.
Com certeza você ou alguém que você conhece já viajou para Parnaíba em em um carro particular pagando ao motorista pela “carona”.
Antes do UBER existir, já existia uma guerra travada entre o judiciário, motoristas e usuários do serviço.
Legalmente, os motoristas desses carros não podem fazer esse tipo de atividades.

Art. 231. Transitar com o veículo:VIII – efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente:Infração – média;Penalidade – multa;Medida administrativa – retenção do veículo. 

A lei diz que o transporte não oferece seguro em caso de acidentes, veículos e motoristas não licenciados para o fazer e uma concorrência desleal com outros trabalhadores da área. Os passageiros e motoristas argumentam o déficit nas opções e na qualidade dos transportes coletivos e homologados.
Se, por exemplo, uma pessoa for de Araioses a Parnaíba resolver um simples problema que não demoraria, seria obrigada a esperar o horário do ônibus… Já com os transportes alternativos, tudo é resolvido com mais agilidade, além do conforto, que é bem maior.
Uma solução!? As pessoas sabem o que é melhor para elas, então legalizar os transportes alternativos, desde que os passageiros assumam a responsabilidade por usar o meio de locomoção seria uma boa possibilidade… Ninguém é obrigado a usar o transporte se não quiser!
E sobre a concorrência com os taxistas!? Bem que os governantes poderiam facilitar as vidas deles também, não é?

Sobre Jonatan Aguiar

Jonatan Aguiar
Nascido em Praia Grande-SP, moro em Araioses desde 2002. Sou repórter e Diretor Geral do Portal Panorama.

Veja também

Polícia Civil prende homem acusado de tráfico e receptação em Araioses

A Polícia Civil do Maranhão, através da Delegacia de Araioses, com o apoio de policiais …