sexta-feira , 28 de julho de 2017
Início / Notícias / Araioses / Com ações do Governo Estadual do Maranhão, Araioses tem avanços na qualidade de vida

Com ações do Governo Estadual do Maranhão, Araioses tem avanços na qualidade de vida

Ações do Governo do Maranhão , é focada na melhoria da qualidade de vida dos moradores. Entre as iniciativas, estão investimentos em educação, saneamento e infraestrutura, como a construção de casas populares.

Saneamento

Acesso à água potável é outra conquista de Araioses. Como parte das ações do Plano Mais IDH – voltado para cidades com baixo índice de desenvolvimento humano –, o Governo Estadual está recuperando sistemas universais de abastecimento e instalando sistemas simplificados, além de poços e cisternas.

Pequenos agricultores do município serão beneficiados com um sistema de dessalinização, o que permitirá a retirada de sal da água para consumo das famílias, uso na irrigação das plantações e criações de animais. A iniciativa é parte do programa ‘Água Doce’ (PAD), promovido pelo governo federal e gerido pelo Governo Estadual.]

Infraestrutura e moradia

Araioses conta, ainda, com iniciativa importante de pavimentação, para melhoria do acesso e consequente desenvolvimento da região. O trecho da MA-312, que liga a cidade ao povoado de Montevidi, é parte do pacote de 17 rodovias estaduais que estão sendo requalificadas pelo Governo do Estado e serão entregues este ano.

Cem famílias dos povoados de Matinha e Baixão das Palmeiras serão beneficiadas com moradias dignas, em substituição a casas de barro e taipa. As obras fazem parte do programa “Minha Casa, Meu Maranhão”, que por meio de R$ 2,4 milhões em investimentos está presente, ainda, nas cidades de Belágua, Lagoa Grande, Conceição do Lago Açu, entre outras.

Alimentação e renda

O Governo do Maranhão trabalha para construir cozinhas comunitárias em todo o Estado, incluindo Araioses. A construção da primeira cozinha no município está em fase de licitação. Por meio do equipamento de segurança alimentar, a população vai ter acesso a refeições balanceadas e cursos profissionalizantes na área de alimentação.

A melhoria na qualidade de vida também passa pela geração de trabalho e renda. Em breve, o governo vai selecionar beneficiários para o Programa ‘Mais Renda’ em Araioses. Por meio do programa, vendedores informais e pequenos empreendedores recebem equipamentos e são capacitados para venda adequada de seus produtos.

 

Sobre Mateus Coutinho

Mateus Coutinho
Tenho 19 anos e moro em Araioses-MA. Sou redator e diretor comercial do Portal Panorama.

Veja também

Vereador Arnaldo tem projeto de lei aprovado, que viabiliza o efetivo direito do transporte gratuito aos estudantes universitários.

Hoje, 07 de julho de 2017, na câmara dos Vereadores, onde foi aprovado por unanimidade …