segunda-feira , 11 de dezembro de 2017
Início / Notícias / Conselho de alimentação escolar de Tutóia MA, encontra irregularidades na merenda de algumas escola do município de Tutóia .

Conselho de alimentação escolar de Tutóia MA, encontra irregularidades na merenda de algumas escola do município de Tutóia .

CAE – CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR  
TUTÓIA-  MA

INFORMATIVO PARA A SOCIEDADE

(Continua depois do anúncio)

      O Conselho do CAE faz o primeiro relatório  da Merenda Escolar.
         Após visita em  algumas  Escolas do município de Tutóia o Conselho  faz o seguinte diagnóstico:

DEPÓSITO DE ARMAZENAMENTO GERAL DA MERENDA ESCOLAR.

1. As mercadorias   estão sendo armazenadas fora do padrão de armazenamento.
2. Não existe controle de estoque para que se verifique a entrada e saída das mercadorias.

ESCOLAS VISITADAS:
U. I. Darcy Vargas (Seriema)
U.I. Pedro José  da Silva  (Fazenda Velha)
U.I. Maria Dolores de Oliveira Frota (Santo Antônio) 
U. I. José Matos Silva (Lagoa Grande dos Cabinhas) 
U. I. Clementino Ramos (Tutóia Velha)

ÁGUA os bebedouros em sua maioria estão com defeito e a falta de água de qualidade é uma realidade.
COPOS – As crianças estão compartilhando o mesmo copo no bebedouro , nessa situação elas podem pegar herpes, hepatite A, amigdalite, viroses respiratórias,  entre outras doenças. 


MERENDA ESCOLAR  – Os colégios não possuem controle de estoque para que se  verifique a entrada e a saida dos alimentos. 
Os alimentos  estão sendo armazenados totalmente fora do padrão, desde  armazenados junto com o material de limpeza até  lugares inconvenientes para esse fim. O perigo dessa situação é o odor, intoxicação e até troca de um produto por outro. Faltam também  prateleiras, as porta não possuem rodapé e nem tela de proteção, etc.
Foi presenciado  algumas pias entupidas, fogões enferrujados, local mau iluminado e abafado, portas com cupins, lixeiras destampadas, etc.

BANHEIROS – Na sua maioria sujos e com mau cheiro, sem descargas ou descargas com defeito,  sem sabonetes e sem papel higiênico.


PEDIDO DOS ALUNOS : Reclamaram e pediram que fosse substituída a  carne de charck  e a linguiça.

MÃO DE OBRA – Em algumas escolas não há  merendeiras (servidores para preparar a merenda) e por isso as crianças estavam sem merenda. Em outras quem prepara a merenda são as auxiliares da limpeza que fazem respectivamente as duas tarefas, limpeza da escola e preparam a merenda. Grande risco dessa situação é   a contaminação cruzada de alimentos que acontece quando as bactérias são transferidas de um local para outro. 

MATERIAL DE TRABALHO  – Foi relatado por algumas auxiliares que não  receberam luvas, máscaras,  aventais e que não receberam treinamento para manipular os alimentos.
O Conselho do CAE informa que  dia 19/09/17 as 15 hs na Secretaria de Educação, haverá uma reunião onde  será  elaborado um relatório e encaminhado  aos responsáveis,  cobrando soluções  urgentes.

Os Conselheiros, cuja atuação está regulamentada pela Lei 11.947/2009 e pela resolução FNDE 26/2013, são importantes agentes no controle do Programa de Alimentação Escolar.
Entre outras atribuições o Conselho deve informar as condições higiênico – sanitárias dos locais visitados aos órgãos competentes e à sociedade e devem  sugerir o que deve ser feito para melhorá-las.

Conselho do CAE, compromisso com alimentação de qualidade! 🍎


Veja abaixo o repasse pelo Governo federal ao município de Tutóia MA para a Educação .

COM BASE NAS INFORMAÇÕES *FNDE/FNS/SISBB*: RELATIVO AOS MESES DE JANEIRO A SETEMBRO/2017. TOTALIZANDO UM MONTANTE DE *R$ 36.300.000,00 (TRITA SEIS MILHÕES E TREZENTOS MIL REAIS)*. SÓ PARA EDUCAÇÃO (FUNDEB + MERENDA ESCOLAR. 


A VERDADEIRA REALIDADE COMO SE ENCONTRA A EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE TUTÓIA ESTÁ NO PRIMEIRO RELATÓRIO EXECUTADO PELO *CAE  – CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO* QUE FEZ APENAS UMA AMOSTRAGEM DE 06 ESCOLAS DO MUNICÍPIO, JÁ DÁ PARA SENTIR COMO ANDA A EDUCAÇÃO E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EM TUTÓIA.


Sobre Leandro Rocha

Leandro Rocha

Veja também

O Movimento ” Tutóia não quer presídio ” vai às ruas contra a instalação da unidade prisional de ressocialização implantado no município de Tutóia MA.

Hoje , 20 de Novembro,  a sociedade civil organizada com o Movimento “Tutóia não quer …