sexta-feira , 28 de julho de 2017
Início / Notícias / Mundo / Cores e suas lendas cabulosas

Cores e suas lendas cabulosas

Outrora comecei a me perguntar. Por que algumas cores terem determinada função. Como o vermelho do sinal “Pare”, ou por que rosa é cor de menina e azul de menino?
Após encontrar um ótimo artigo, decidi adaptar ele e colocar aqui no Panorama. O artigo explica 6 lendas por trás de 6 cores. É um daqueles artigos curiosos que vale a pena saber para ser usado nas conversas de curiosidade.

Por que vermelho é a cor internacional para o sinal “Pare”?

Resultado de imagem para stop
Os sinais de “pare” originaram em Detroit, Michigan (Estados Unidos) em 1915. No início, eles tinham letras pretas em um fundo branco e eram menores que os sinais modernos. Em 1924, o sinal foi alterado para preto com fundo amarelo. Em 1954, a Administração Federal de Rodovias (US Federal Highway Administration) publicou o Manual Uniforme Sobre Objetos de Controle de Tráfego. Foi nesse manual que o sinal de pare foi padronizado como vermelho com tipografia branca.
 
O código de cor para “pare” antecede um pouco mais. Vermelho se tornou a cor relacionada com o ato de parar quando os primeiros sinais para estradas de ferro foram criadas nos anos de 1830 e 1840. Inicialmente, vermelho significava “pare”, verde significava “atenção” e branco significava “prossiga”. Mais tarde descobriram que o branco para “prosseguir” era problemático e fazia confusão com as outras luzes.

Por que rosa é cor de menina e azul é cor de menino?

Resultado de imagem para anime azul e rosa
De acordo com o site “Cores específicas por sexo”, parece que assimilar uma cor a um sexo é algo do século XX. Parece também que essa assimilação era contrária quando primeiro surgiu: rosa era cor de garoto, e azul de garota.
Durante um certo tempo, rosa foi considerado mais uma cor de menino (como uma versão mais light do vermelho, que é uma cor forte) e azul era mais para meninas pois era uma cor mais delicada e bonita. Não foi até os anos 50 que isso mudou, e rosa virou uma cor de mulher e azul de homem.
Originalmente, vermelho era a cor de sangue e de perigo. Por isso que foi adotado como a cor de homens no passado.

Por que o roxo representa homossexualidade?

 

Resultado de imagem para roxo gay

O roxo se tornou mais popular como símbolo do orgulho gay na década de 60 – uma frase popular da época na comunidade gay era “Purple Power” (“Poder Roxo”). A cor está inserida na cultura gay desde pelo menos 1970, e provavelmente veio da união das cores de homem (azul) e mulher (vermelho),

Roxo como uma cor de homosexuais foi inserido na cultura pop em 1999 pelo reverendo Jerry Falwell e sua teoria do Tinky Winky. Falwall dizia que o personagem da série de TV para crianças Teletubbies, Tinky Winky, era gay.

Por quê? Como o dinossauro Barney, Tinky Winky era roxo. Tinky Winky carregava uma bolsa. Tinky Winky tinha uma antena triangular na sua cabeça. Roxo, a cor do orgulho gay, deixava tudo mais óbvio. A suposta mala mágica? Uma bolsa de mulher. O triângulo no entanto era o sinal óbvio: um reconhecido símbolo do orgulho gay.

A primeira coisa que eu penso quando vejo alguém com uma antena triangular na sua cabeça é: gay. Ou pelo menos muito feliz.

Por que preto é a cor da morte?

Resultado de imagem para preto morte

Estudos mostram que a maioria das cores têm mais associações positivas do que negativas, e normalmente quando a cor têm uma associação negativa, ela é apenas usada em determinado contexto.

Preto é geralmente visto como a “cor” da morte na cultura ocidental. Isso acontece pois a carne quando podre se torna preta, a madeira quando queimada também fica da mesma cor. Preto também é a “cor” do desconhecido, já que a escuridão é o que oculta a visão.

Durante o século XIV, um acontecimento europeu batizado de “A Grande Mortalidade” foi eventualmente chamado de “A Morte Negra” ou a “Peste Negra”. Popularmente, o termo “negro” acreditava ter se dado devido a necrose gerada nos corpos de quem contraísse a doença. No entanto, o termo se refere ao senso figurativo de “preto” (escuro, mortal).

Pessoas em diferentes culturas têm sempre uma percepção negativa da cor preta. Thomas Gilovich e Mark Frank notaram que times de esportes que tinham uniformes pretos eram mais suscetíveis a receberem faltas, juízes tinham uma probabilidade maior de penalizar membros de um time cujo uniforme era preto embora a jogada tenha sido quase idêntica que passou des-penalizada quando a cor do uniforme do time era outra. Finalmente, pessoas que usam cores pretas preferem praticar esportes mais agressivos.

Por que levantar uma bandeira branca é símbolo de quem se rende?

Resultado de imagem para bandeira branca


A bandeira branca é um sinal internacional que simboliza a trégua ou cessar-fogo afim de pedir uma negociação. É também usado para simbolizar o que se entrega, tendo em vista que geralmente é o exército mais fraco que pede por uma negociação.

A bandeira branca significa que todos que estão se aproximando estão desarmados e possuem intenção de se entregarem ou um desejo de se comunicarem. Pessoas carregando ou balançando uma bandeira branca não devem ser atirados e nem devem atirar. O uso da bandeira branca de rendição está incluído na Convenção de Genebra.

A primeira vez relatada do uso de uma bandeira branca para simbolizar a rendição foi durante a dinastia ocidental Han (25-200 anos d.C.). No Império Romano, o historiador Cornelius Tacitus mencionou uma bandeira branca em 109 d.C. Antes daquela época, exércitos romanos mostravam sua rendição levantando seus escudos acima de suas cabeças. O uso da bandeira branca desde então têm se espalhado pelo mundo todo.

Qual a sua cor favorita? Comenta aí!
Via Color Lovers
Imagens: Google.com
Edição: Panorama Araiosense/ Isaac Carvalho 

Sobre Jonatan Aguiar

Jonatan Aguiar
Nascido em Praia Grande-SP, moro em Araioses desde 2002. Sou CEO do Portal Panorama. Foco em assuntos como política local, atualidades e reportagens policiais.

Veja também

Prefeito de Araioses exonera a própria filha da Secretaria de Assistência Social

Ao meio-dia de hoje (10/07), o prefeito de Araioses, Dr. Cristino (PSDC), demitiu a própria …