terça-feira , 17 de outubro de 2017
Início / Notícias / Araioses / Linha universitária Araioses-Parnaíba é cancelada, sem data definitiva para voltar

Linha universitária Araioses-Parnaíba é cancelada, sem data definitiva para voltar

Ônibus universitários – Imagem: Jacobina Tur

A cidade de Araioses é carente de instituições de ensino superior, pois não possui nenhuma universidade ou faculdade pública ou privada. Quem termina o ensino médio e deseja ingressar em um curso superior precisa fazer isso em outras cidades. Por coincidência, Parnaíba-PI fica bem ao lado de Araioses e é conhecida por ser uma cidade universitária.

A prefeitura de Araioses disponibiliza ônibus para a linha universitária, mas desde o início, esse benefício é rodeado de problemas. Seja porque os transportes disponibilizados não tinham autorização para entrar na cidade vizinha, seja pela precariedade dos veículos.

Neste ano, a prefeitura de Araioses, na gestão de Dr. Cristino (PSDC), fez uma licitação cuja empresa vencedora foi a Jacobina Tur, de Parnaíba. Há informações que afirmam que os veículos seriam equipados com banheiro, frigobar, entre outras regalias para os estudantes universitários de Araioses, mas a realidade é bem diferente. Quem precisa utilizar os ônibus sabe que esses veículos são totalmente precários: são transportes que foram projetados para rodar apenas dentro da cidade, mas fazem linha interestadual. Falta de cinto de segurança e assentos desconfortáveis são apenas alguns dos exemplos do descaso.

Em meados do mês de setembro, um dos três ônibus quebrou em Parnaíba e os alunos foram remanejados para os outros dois, o que fez com que estes ficassem superlotados e, posteriormente, fossem barrados pela Polícia Rodoviária Federal, mas, felizmente, naquela vez, os alunos e motoristas foram liberados pelos policiais.

O ônibus quebrado foi supostamente levado a Teresina-PI para que fossem feitos reparos e desde então, esse ônibus, que transportava, entre outros, os alunos da Universidade Federal do Piauí, nunca mais voltou a fazer o trajeto, prejudicando os alunos da UFPI, que precisavam estar na frente do campus antes do horário de término das aulas.

No dia 06 deste mês, outro ônibus quebrou, dessa vez em Araioses e vários alunos da Faculdade Maurício de Nassau foram obrigados a fazer o trajeto do povoado Ponta D’água à zona urbana de Araioses a pé, chegando em suas casas por volta da 01:00 da manhã, à mercê da própria sorte durante a rota. Em resumo: os universitários de Araioses são constantemente humilhados pela administração municipal

Hoje  essa tal licitação foi cancelada repentinamente e a empresa, que já havia passado meses sem receber os pagamentos da prefeitura, resolveu não esperar uma próxima seleção e recolheu os coletivos de volta para Parnaíba, e os estudantes ficaram sem ônibus, de vez, lembrando que as instituições de ensino superior são muito rígidas em relação a faltas e, além disso, muitos alunos estão em período de provas.

Há uma previsão de que semana que vem, outros transportes sejam disponibilizados pela prefeitura, mas isso é muito incerto, pois depende de vários fatores para se concretizar e, mais uma vez, os universitários de Araioses são abandonados pela administração municipal.

Sobre Jonatan Aguiar

Jonatan Aguiar
Nascido em Praia Grande-SP, moro em Araioses desde 2002. Sou repórter e Diretor Geral do Portal Panorama.

Veja também

Governador do Maranhão chega a Santa Quitéria anunciando investimentos em infraestrutura

O programa de recuperação de estradas chegará ao município de Santa Quitéria e promoverá uma …