domingo , 24 de setembro de 2017
Início / Notícias / Livros

Livros


Quando falamos em livros sempre vem aquela velha discussão qual seria o mais apropriado o digital ou em impresso, os leitores sempre terão essa duvida.
Por questões de preço ou ate mesmo dependendo da sua cidade livros podem ser algo difícil e por isso recorremos para os famosos PDF na internet, mas convenhamos que esses livros não são tão elegantes como os impressos. Porem existem a vantagem de conseguir boas obras de graça.
Não estou querendo debater sobre pirataria, pois é um assunto bem extenso e prefiro insolar essa variável quando falo desse assunto.
Os livros de papeis por outro lado tem um lado mais “romântico” e se você gosta de ler e usar livros desse tipo então provavelmente já lhe bateu a vontade de possuir uma coleção de livros, fato que com os PDF não é tão estiloso criar um pasta no computador para colocar todos eles, mas se você usar linux existem um programa chamado calibre que organizar todos os seus livros digitais de diversos formatos possibilitando colocar uma capa, nome do autor e entre outros recursos.
Deseja baixar o calibre ? 
Particularmente acho mais bonito o impresso, porem gosto dos digitais serem protegido por fatores como tempo, pessoas que pegar o livro sem cuidado e outras variais.
Já nos smarphone e tablet temos um aplicativo chamado Adobe Arcobat Reader, um dos leitores mais conhecido quando o assunto é PDF, já lie vários livros no smarphone usando ele.
————————————–
Muitas pessoas não tem um habito de ler, principalmente em Araioses, observamos que os adolescentes só leem os livros da escola porque são precisam tirar notas boas para conseguírem uma aprovação na disciplina no final do ano. Os professores não pensam em passar um livro para ler pois sabem que os alunos não irão fazer isso então eles tem que passar o “resumo do resumo” em uma apostila para depois eles lerem a apostila na sala de aula para os alunos ficarem acompanhando a leitura. Isso é normal para estudantes do fundamental, mas não acho normal para estudantes de ensino médio.

Você não precisar gosta de português para ter o habito de ler, eu não gosto de português, minha medias nesta disciplina foram sempre regulares, porem desde meus 15 anos sempre estou lendo um livro, quando termino eu escolho outro, sim comecei a ter o habito da leita já um pouco tarde.
Existem vários fatores que infelizmente favorecem para que os adolescentes de forma em geral não queiram ter ler. Vou citar alguns que no meu ponto de vista de quando estava cursando o ensino médio era o que mais atrapalhava o interesse dos alunos pelo gosto da leitura.

PREGUIÇA. Isso é indiscutível, muitos tem preguiçar de procurar um entediantemente diferente e preferem ficarem acomodado a velha TV, videogames, internet (quis dizer redes sociais) e entre outros.

FALTA DE LIVROS. Sim, muitas pessoas tentam trazer um pre-adolescente para a leitura mando ele ler livros científicos ou infantis, ate mesmo para uma criança de a proximamente 7 anos não ter um interesse por esse tipo de conteúdo, mas temos uma saída que são os HQ. Lembro que quando estudava no Gonçalves Dias (ensino fundamental) tinha uns 13 anos e os professores realizaram um projeto para tentar fazer que os alunos ganhasse um interesse pela leitura, no final fizemos vários trabalhos mas ninguém de fato se interessou em ler alguma coisas, pois o conteúdo apresentado era muito infantil, todos os alunos estavam achando muito entediante até mais que as próprias aulas do dia-a-dia.

BÍBLIA E LIVROS RELIGIOSOS. Convenhamos que uma pessoa que não tenho um habito de ler se for começar pela bíblia é mais difícil, e comparo que o esforço que você faz para ler uma pagina de um livro é o mesmo esforço que se realizar para ler dez ou mais paginas de outro livro. Na questão de livros religiosos depende muito do seu lado religioso, eu pessoalmente quando era criança lie um livre de uma determinada religião da qual tenho opinião divergentes em relação a ela e não gostei do livro, lie apenas por curiosidade.

LER É PARA CRIANÇA EM RELAÇÃO A LIVROS INFANTIS, É COISA DE: NERD, PROFESSOR, RELIGIOSOS ETC… Muitas pessoas tem essa opinião, no meu ponto de vista é um pensamento totalmente ignorante, visto que existem livros para todo tipo de publico.

A leitura é divertida pelo fato de que você receber um conteúdo mais puro, faça o teste pergunte para um pessoa que assistiu o filme e leio o livro sobre a mesma obra qual é o melhor, exceto que existem acessoes, porem são raras.

Sobre Jonatan Aguiar

Jonatan Aguiar
Nascido em Praia Grande-SP, moro em Araioses desde 2002. Sou repórter e Diretor Geral do Portal Panorama.

Veja também

Polícia Militar de Araioses não recebe viatura porque o prefeito não compareceu à solenidade de entrega na capital

Parece que segurança pública não é uma prioridade para o prefeito de Araioses, Dr. Cristino …