terça-feira , 17 de outubro de 2017
Início / Notícias / O mosquito evoluiu…

O mosquito evoluiu…

Os seres humanos têm um costume muito errado de deixar tudo para a última hora. Seja na hora de acordar para ir à escola até para tomar os cuidados necessários para cuidar de sua saúde.

Por décadas se falava nos riscos que o Aedes Aegypti trazia aos seres humanos sendo o vetor da dengue mas as pessoas pareciam não se importar muito com o fato. Nós sempre deixávamos água limpa parada em vasos de plantas, em pneus velhos, e em outros recipientes.
Se antes, que o mosquito só punha os seus ovos em água limpa o mundo não se importava com o problema, agora as coisas ficarão bem mais complicadas por aqui.
No mundo, quem vence não são as espécies mais fortes ou as mais inteligentes, e sim as mais adaptáveis às mudanças e o Aedes conseguiu evoluir e se adaptar.

Hoje, aquele que era conhecido como “Mosquito da Dengue” é vetor também do ZIKA Vírus e da Febre Chicungunya. E não ache que as suas larvas só se desenvolvem em água limpa, pois em qualquer poça de água suja pode-se haver o seu desenvolvimento.
O assunto do momento é o ZIKA Vírus. Muitos imaginam que essa doença não traz muitas consequências, porém, ela é bem mais perigosa do que nós imaginamos.
Com ela, vem a MICROCEFALIA e a imprensa de um modo geral trata a doença apenas como uma simples deformação no crânio de bebês, mas quem dera se fosse apenas isso… A microcefalia traz retardo físico e mental, deficiências motoras, comprometimento da visão, fala e locomoção das crianças.
E o pior: Agora o vírus não é transmitido apenas pela picada do mosquito! Pessoas contaminadas podem transmiti-lo através de relações sexuais e até pela saliva!
A única forma sensata de acabarmos com a epidemia é exterminar o mosquito. Os cientistas já estão fazendo a sua parte desenvolvendo meios de esterilizar os mosquitos, mas sozinhos eles não conseguirão. Cada um de nós deve fazer a sua parte e a essa altura do campeonato, acho que todos nós devemos saber que não se deve deixar água limpa ou suja parada…
Se nós não fizermos o que é certo, ficaremos reféns de um mosquito e isso é o fim da picada…

Sobre Jonatan Aguiar

Jonatan Aguiar
Nascido em Praia Grande-SP, moro em Araioses desde 2002. Sou repórter e Diretor Geral do Portal Panorama.

Veja também

Vereador Igram denuncia abandono da educação de Araioses

Na sessão de hoje (10/10), o vereador Igram de Tarso (PMN) reclamou da qualidade da …