sexta-feira , 28 de julho de 2017
Início / Notícias / Araioses / Troca de fios elétricos em Araioses (CEMAR)

Troca de fios elétricos em Araioses (CEMAR)

A precariedade dos fios de energias que caiam diariamente no município e traziam assim perigo para os moradores com redes elétricas danificadas e consequentemente, em determinados pontos da cidade frequentemente falta energia ou há oscilações parece estar sendo solucionado. Hoje, vimos que a CEMAR (Companhia Energética do Maranhão) vem tomando providencias resolvendo alguns problemas do atraso de um sistema precário. Assim, ponderadamente, a rede vai sendo trocada por uma nova. Trocas de postes antigos por novos,  e o mais eficiente pelo contrario que era antes 5 fios, agora apenas um, evidenciando evolução da rede em Araioses. Segundo o site da empresa energética do Maranhão, este ano de 2016 foi ano que mais investiram no estado, para melhoria de varias áreas: de atendimento ao consumidor ao trabalhador de campo.

Logo Araioses estará com toda a rede trocada: fios e postes novos, para uma melhor eficiência.

Dicas:

Troca de fios elétricos/Mateus Coutinho
Troca de fios elétricos/Mateus Coutinho

Normas:

Os postes instalados pela Companhia obedecem às normas técnicas de segurança definidas pelo setor elétrico brasileiro. A altura dos fios, por exemplo, seguem as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que normatiza que os cabos da rede elétrica devem ter a partir de 5,5 metros do chão até o topo do poste, aumentando de acordo com o nível de tensão fornecido na área. Em rodovias, a altura média estabelecida é de metros.

apesar de altos, os postes ainda são enterrados até 1,70 metros abaixo do chão, ou seja, mais de 15% do seu comprimento está dentro do solo.

Oque fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

A Companhia orienta as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos e a não tocar em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia orienta a população que ligue para o número 116 e informe o local com ponto de referência. A distribuidora de energia dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 Horas, para atender situações como esta.

Iluminação publica – com quem reclamar:

A Câmara Municipal é quem aprova a lei que define os valores a serem cobrados na conta de energia. E todo mês a CEMAR repassa este valor para a Prefeitura, para que ela faça a manutenção e a instalação de novos pontos para iluminar a cidade. Por isso, para falar sobre iluminação pública, procure a sua Prefeitura.

 

Imagens: Mateus Coutinho

Matéria: Portal Panorama/ Mateus Coutinho

Sobre Mateus Coutinho

Mateus Coutinho
Tenho 19 anos e moro em Araioses-MA. Sou redator e diretor comercial do Portal Panorama.

Veja também

Vereador Arnaldo tem projeto de lei aprovado, que viabiliza o efetivo direito do transporte gratuito aos estudantes universitários.

Hoje, 07 de julho de 2017, na câmara dos Vereadores, onde foi aprovado por unanimidade …