sexta-feira , 28 de julho de 2017
Início / Notícias / WhatsApp é bloqueado no Brasil hoje (19/07/2016)

WhatsApp é bloqueado no Brasil hoje (19/07/2016)

Imagem: Reprodução
Já falamos aqui sobre a “criptografia de ponta a ponta” do WhatsApp, mas quem diria que o excesso de segurança dos dados dos usuários do mensageiro traria tantos problemas no Brasil…
Mais uma vez. Justiça do RJ pede bloqueio do WhatsApp eu todo o Brasil .Pelos mesmos motivos de sempre: o aplicativo teria descumprido uma solicitação de quebra de sigilo de dados de suspeitos de terem cometido crimes.

Quem tomou a decisão foi Daniela Barbosa. A juíza solicitou que as operadoras inviabilizem a utilização do app imediatamente.
Ela disse que para que o Facebook (Empresa responsável pelo WhatsApp) atue no Brasil, deve cumprir as normas do país e se existe tecnologia para codificar essas mensagens, deve ter tecnologia para repassá-las à justiça em casos especiais.
Barbosa completou dizendo que servidores de e-mail e operadoras de telefonia têm poder sobre a privacidade dos usuários de seus respectivos serviços e nem por isso, eles são menos seguros.
Segundo o portal de notícias G1, as operadoras foram notificadas por volta das 11:30 de hoje.
O Facebook disse que não se manifestará e a assessoria do aplicativo disse não ter uma posição diante da situação.
Além do bloqueio, a empresa será multada em R$ 50 mil por dia.
Segundo a juíza, o Facebook foi notificado três vezes para que fosse feita a interceptação de mensagens de investigados de Caxias, na Baixada Fluminense, RJ.
Daniela disse que o Facebook respondeu através de um e-mail em inglês que não tem essas informações, “como se fosse a língua oficial desse país”, disse.

Ora, se as decisões judiciais não podem efetivamente se cumpridas e esta informação é sempre rechaçada por peritos da polícia federal e da polícia civil que afirmam ser possível o cumprimento, como foi possível ao Google no Brasil, em determinada ocasião, cumprir as decisões judiciais até que não alegava ser impossível, devemos então concluir que o O SERVIÇO NÃO PODERÁ MAIS SER PRESTADO, sob pena de privilegiar inúmeros indivíduos que se utilizam impunemente do aplicativo WhatsApp para prática de crimes diversos. – Disse a juíza

Note que a juíza disse “[…]O serviço não poderá mais ser prestado”. Será que pode estar sendo cogitado um BLOQUEIO DEFINITIVO do aplicativo?
Até o momento, não temos informações sobre a previsão do aplicativo voltar a funcionar.
Atualizaremos esta publicação.

========================================================================
ATUALIZAÇÃO:
A fim de testar o aplicativo bloqueado, enviei uma mensagem ao Redator Chefe do Panorama Araiosense e para a nossa surpresa, o aplicativo enviou a mensagem e ela chagou ao destinatário. Veja:

O que achou do conteúdo dessa postagem? Comente rolando para baixo! (Você pode comentar usando a sua conta do Facebook ou do Google!)

Com informações de G1
Imagens: WhatsApp
Edição: Panorama Araiosense/ Jonatan Aguiar

Sobre Jonatan Aguiar

Jonatan Aguiar
Nascido em Praia Grande-SP, moro em Araioses desde 2002. Sou CEO do Portal Panorama. Foco em assuntos como política local, atualidades e reportagens policiais.

Veja também

População organiza manifestação contra o prefeito de Araioses

Moradores de Araioses estão organizando um protesto, que está previsto para acontecer no próximo dia …