quinta-feira , 24 de janeiro de 2019
Início / Institucional / Setembro Amarelo: Portal Panorama reafirma campanha contra o suicídio #NãoSuicideAlguém

Setembro Amarelo: Portal Panorama reafirma campanha contra o suicídio #NãoSuicideAlguém

Com um videoclipe (acima), o Portal Panorama e a Panorama Produções lançaram, em 16 abril, a campanha “#NãoSuicideAlguém”.

A música “Trem Bala”, de Ana Vilela, é interpretada por Isaac Carvalho, que além de ser músico da banda Filhos do Rei, também é diretor geral da Panorama Produções e redator do Portal Panorama.

Clique no botão abaixo para se inscrever no canal:

Mais uma vez, o Portal Panorama entra na campanha Setembro Amarelo que, desde 2014, mobiliza várias instituições ao redor do mundo e chama a atenção das pessoas para esse assunto, que é rodeado de polêmicas. A campanha tem o objetivo de alertar a população a respeito da realdade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Para saber mais, acesse: setembroamarelo.org.br.

Por que “Não Suicide Alguém”?

Para que uma pessoa chegue ao ponto de querer tirar a própria vida, é necessário que uma série de fatores biológicos, genéticos, socioculturais e psicológicos coopere para tal. Um desses fatores é a negligência de amigos e familiares. O anseio por suicídio não está ligado à necessidade de morrer, e sim, ao desejo de deixar de existir. Este, por sua vez, está ligado a pensamentos de inferioridade, fraqueza e derrota, e à necessidade de isolamento. Quando você ignora e julga os sentimentos, ou até mesmo alguma ameaça de suicídio; ou ofende alguém que está passando por esses problemas, você só piora a situação, e pode sim, ser um dos responsáveis pelo suicídio de alguém.

Vamos falar de números…

Estima-se que a cada 45 minutos, uma pessoa tira a própria vida no Brasil. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), nós somos o 8º país com a maior taxa de suicídios no mundo, com mais de 12 mil casos por ano.

Em todo o planeta, a estimativa da OMS é de que 1 milhão de pessoas se matam todos os anos e 26 milhões tentam cometer suicídio. O número de homens suicidas é 3,5 vezes maior que o de mulheres, e em alguns países, esse número salta para até 7 vezes.

Como identificar  um suicida em potencial?

Primeiramente, todos nós somos suicidas em potencial. Se hoje é um amigo, amanhã pode ser você! Por isso, é tão importante se colocar no lugar das outras pessoas e não julgá-las! Mas enfim… A resposta mais direta é observação. Você quer ajudar o seu amigo ou familiar? Escute mais o que ele fala, e observe mais o comportamento dele! Se a pessoa está sofrendo de tristeza por dias consecutivos; repentinamente perde interesse por atividades que outrora fazia com dedicação; não faz planos para o futuro; fez doações de bens valiosos sem uma explicação plausível; já tentou comentar suicídio outra(s) vez(es); fala coisas como: “você estaria melhor sem mim”, “acho que não faço falta a ninguém”, “não tenho utilidade no mundo”, “talvez eu devesse sumir”… Você precisa agir! Investigue: fale com a pessoa direta e claramente sobre o assunto (de forma leve e com aquele jeitinho que você já sabe ?).

Conheço alguém assim! E agora, o que eu faço?! ?

Ajudar uma pessoa nessas condições pode ser mais fácil do que você imagina! Às vezes, o simples ato de conversar, ouvir os problemas dela, dar atenção, demonstrar interesse pela pessoa e mostrar que ela tem um papel importantíssimo no grupo de pessoas em que ela está inserida, já é uma ajuda enorme! Fazendo isso, você pode até reverter o pensamento suicida do seu amigo ou amiga.

Se o problema estiver em uma proporção que você não consiga lidar sozinho, fale com um especialista no assunto. Se a pessoa resistir, convença-a a buscar ajuda profissional. Faça a sua parte! Você mesmo pode marcar uma consulta com psicólogo ou psiquiatra e lavar a pessoa até lá. Caso precise de ajuda para isso, ligue, ou acesse o site do CVV (Centro de Valorização da vida). O telefone é 141 (188, para quem mora no Rio Grande do Sul). O mais importante é que você não ignore o problema da pessoa!

Se possível, compartilhe fotos, ou o nosso videoclipe com a hashtag #NãoSuicideAlguém, para que mais pessoas possam conhecer, apoiar e divulgar essa campanha! ?

Eu quero me matar… ?

Calma! Você já deve ter ouvido a frase “a sua vida vale mais do que o seu problema”, e deve achar que isso é uma falácia, ou tolice. Pois bem… Não é! Tente ver quantas pessoas legais estão ao seu redor e precisam de você; o tanto de coisas legais e úteis você pode fazer! Força rapaz (ou moça)! A vida é repleta de desafios, e todos nós passamos por dificuldades, inclusive nós do Panorama, mas a gente simplesmente investe em outras coisas para pensar. Sabe aquele projeto bacana, ou aquele plano fantástico para o futuro, que você tinha antes dos problemas que você está passando? Invista neles! Sem adversidades, as histórias e biografias que você vê nos filmes seriam muito chatas, não é?! Vença os seus problemas. Você é muito mais forte que eles! Assim, no futuro, você também terá histórias fantásticas para contar na sua biografia, ou quem sabe, no filme sobre a sua vida! ???

Sobre Jonatan Aguiar

Jonatan Aguiar
Nascido em Praia Grande-SP, moro em Araioses desde 2002. Sou repórter e Diretor Geral do Portal Panorama.

Veja também

Não perca! Amanhã tem Malla 100 Alça no Olando’s Club, no João Peres!

Neste sábado, 18 de janeiro, no encerramento dos festejos de São Sebastião, você não pode …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open