terça-feira , 21 de agosto de 2018
Início / Matérias / A importância do auto exame para a prevenção do câncer de mama

A importância do auto exame para a prevenção do câncer de mama

Estamos no Outubro Rosa, mês da campanha de prevenção do câncer de mama. O Panorama fará a sua parte, alertando sobre a importância do auto exame.

Você sabia que o segundo tipo de câncer mais comum no mundo é o de mama? Que 22% dos tipos de câncer em mulheres é de mama? Que nos anos de 2014 a 2015, surgiram quase 60 mil novos casos dos tumores? Que em 2008, mais de 11 mil mulheres morreram vítimas desse tipo de câncer? E que muitos acham que é uma exclusividade feminina, mas nesse mesmo ano, 111 homens também morreram vítimas da mesma doença? Isso é muito mais comum do que se pensa.

(Continua depois do anúncio)

----Fim do anúncio----

Você mulher pode fazer um enorme favor a si mesma e salvar a própria vida simplesmente apalpando os seios.

Fazer o auto exame de mama é muito importante. Ele deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação.

Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família, devem realizar o auto exame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Veja como fazer:

No chuveiro ou deitada:

Coloqueautoexame no chuveiro ou deitada a mão direita atrás da cabeça. Deslize os dedos indicador, médio e anelar da mão esquerda suavemente em movimentos circulares por toda mama direita. Repita o movimento utilizando a mão direta para examinar a mama esquerda.

 

Na frente do espelho:
autoexame de bocaInspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo

 

 

autoexame de bocaLevante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.

 

 

autoexame de boca

Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando-a.Observe se há qualquer alteração.

 

 

autoexame de boca

Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.

 

O que você deve procurar:

• Caroços (nódulos).
• Abaulamentos ou retrações da pele e do complexo aréolo-mamilar (bico do seio).
• Secreções mamilares existentes.
Orientações
• O auto exame permite perceber alterações nas mamas. Frente a qualquer sinal de alarme, procure um mastologista (médico especialista em mamas).
• O auto exame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o auto exame todo o mês.
• O auto exame não é um método diagnóstico e não substitui a visita ao mastologista. A mamografia é o único método de detecção precoce. Portanto peça sempre orientações a um médico especialista.
Importante:
• O auto exame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao mastologista.
Imagens: IBCC e Google
Edição: Panorama Araiosense/ Jonatan Aguiar

Sobre Jonatan Aguiar

Jonatan Aguiar
Nascido em Praia Grande-SP, moro em Araioses desde 2002. Sou repórter e Diretor Geral do Portal Panorama.

Veja também

Na madrugada: comércio é arrombado e furtado em Araioses

Na madrugada de hoje (16/08), um comércio localizado na Av. Dr. Paulo Ramos, centro de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open