quarta-feira , 15 de agosto de 2018
Início / Matérias / O eclipse lunar mais longo do século XXI poderá ser visto do Brasil

O eclipse lunar mais longo do século XXI poderá ser visto do Brasil

Eclipse Lunar Reprodução: JovemNerd

América do sul será privilegiada e o Brasil é um dos países que irá acompanhar todas as fases do eclipse que ocorrerá nessa sexta-feira, 27 de julho de 2018. Apesar disso, a Europa e África ainda são os melhores lugares para se observar o fenômeno.

Também teremos 4horas de fase parcial, quando a terra, sol e o satélite estão alinhados, porém, com o planeta “no meio” criando uma sombra. Mesmo assim, ele começa às 16h30, quando a lua ainda não nasceu.

(Continua depois do anúncio)

----Fim do anúncio----

Este eclipse será completamente visível na África Oriental e Ásia Central, e será visto durante o nascer da lua na América do Sul, África Ocidental e Europa, e durante o pôr da lua no Leste Asiático e Austrália.

O ultimo eclipse lunar total do ano de 2018, terá magnitude umbral e penumbral. E será o mais longo do século com duração na sua fase total de 1h43. Colaboram com tal duração dois fatos: A coincidência com apogeu da lua, ou seja, ocorrer durante a microlua e por ser um eclipse central que é quando a lua atravessa a o centro da sombra da Terra.

O que é a ‘lua de sangue’?

Quando acontece um eclipse total, a Lua adquire uma coloração avermelhada ou alaranjada, por isso algumas pessoas chamam o fenômeno de “lua de sangue”. De acordo com o Observatório Nacional, quando a Lua toda está mergulhada na sombra da Terra, nós vemos o satélite mesmo que ele não esteja recebendo luz direta do astro. Isso porque a luz solar atinge a superfície da Lua por meio da atmosfera da Terra.

Algumas faixas de frequência da luz solar são, então, filtradas, criando esse efeito alaranjado, exatamente como acontece no crepúsculo matutino e vespertino, que estamos acostumados a ver antes do nascer e após o pôr do Sol.

com informações: wikipedia, G1 e Uol.

Sobre Mateus Coutinho

Mateus Coutinho
Tenho 19 anos e moro em Araioses-MA. Sou redator e diretor comercial do Portal Panorama.

Veja também

Após morte de idosa populares fazem manifestação na BR-222 em Santa Inês

O protesto iniciou na manhã de quinta feira na BR-222, em Santa Inês, há 250 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open