domingo , 16 de dezembro de 2018
Início / Notícias / Araioses / Nota de esclarecimento do Hospital Municipal de Araioses sobre a repercussão do acidente do pintor Assis Fonseca

Nota de esclarecimento do Hospital Municipal de Araioses sobre a repercussão do acidente do pintor Assis Fonseca

O blogueiro oficial da Prefeitura Municipal de Araioses divulgou, no início da noite de hoje (09/08), uma nota sobre a não disponibilização de uma ambulância para socorrer o pintor Assis Fonseca, que caiu do teto de uma igreja durante o seu trabalho. Segue, na íntegra, o pronunciamento da administração municipal:

Na manhã desta quinta-feira (09) ocorreu um acidente de trabalho na Igreja São Raimundo Nonato, onde um homem caiu do telhado da Igreja. Em razão desse fato, a equipe do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição foi acionada para prestar os primeiros atendimentos ao paciente.

(Continua depois do anúncio)

----Fim do anúncio----

A equipe do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição juntamente com o médico plantonista Dr. Rogério, prestou os primeiros atendimentos e ato contínuo, encaminharam o paciente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, no município de Parnaíba (PI), uma vez que aquela casa de saúde dispõe de melhor estrutura para casos dessa complexidade. Na oportunidade, a ambulância doada pelo Governo do Estado do Maranhão, encontrava-se em oficina mecânica realizando reparos em razão de uma colisão com um animal (vaca) no momento em que fazia a remoção de um paciente com destino ao município de Parnaíba (PI).

Graças ao empenho da equipe médica que fez os primeiros atendimentos no Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição e dos competentes profissionais do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA, o paciente passa bem, não tendo sofrido fraturas, mas apenas deslocamento dos ombros, problema este já solucionado pela equipe médica que o atendeu em Parnaíba (PI). O paciente aguarda o resultado do exame de Tomografia Computadorizada para que possa retornar ao seio familiar.
Entretanto, um fato chamou a atenção de todos, pois enquanto a direção daquela casa de saúde juntamente com a competente equipe médica do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição, a todo momento, buscavam meios de fazer o transporte do paciente com segurança, um vereador e pré-candidato a Prefeito nas Eleições de 2020, em um fato de puro oportunismo político, causava tumulto na recepção e nas dependências internas daquela casa de saúde, inclusive fazendo filmagens de profissionais de saúde, pacientes e familiares destes, além, é claro, de desacatar a direção do Hospital Municipal, segundo noticiado por populares.
De acordo com os presentes, a forma que o Vereador falava era tão exaltada que os pacientes internados se levantaram assustados e foram até as proximidades da recepção para verificar o que estava ocorrendo.
Em decorrência de tão lamentável ato de despreparo e falta de respeito patrocinados pelo Vereador e pré-candidato a prefeito, a direção geral do Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição – HMNCS, buscou amparo policial e notificou a Assessoria Jurídica do município que tomará as providências cabíveis para que fatos lamentáveis como este não venham a se repetir, pois muito embora seja dever do Vereador fiscalizar os serviços do município, é preciso que o faça com responsabilidade.
Atitudes como esta lamentavelmente são o retrato daqueles que torcem pela política do “quanto pior melhor” e que são incapazes de contribuir para o benefício da população. O Vereador e pré-candidato a prefeito busca, a todo custo, fazer terrorismo com qualquer fato que ocorre no município e ao invés de buscar solução/benefício/recurso, prefere cruzar os braços e instigar o ódio contra a atual gestão municipal, que dia e noite vem buscando melhorias para o município, apesar de todas as dificuldades e obstáculos existentes.
A atitude desse vereador pré-candidato a Prefeito já está sendo vista como desespero pelo poder e é um episódio atrás do outro, onde não se vê trabalho, mas apenas oportunismo politico barato.
Em razão do exposto, questionamos: Quais as medidas que o nobre Vereador e pré-candidato a Prefeito tomou para incrementar as receitas do hospital, através de seus Deputados (Estadual e Federal) e Senador? Quantas viagens o mesmo fez para Brasília (DF) ou São Luís (MA) cobrando investimento para o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição? Quantas emendas o Vereador conseguiu para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição por meio de seus Deputados Estaduais, Federais e Senador? Quantas vezes o Vereador apoiou a gestão municipal em demandas relacionadas ao Hospital Municipal? Quantas vezes o Vereador buscou a Secretária Municipal de Saúde ou o Prefeito Municipal para propor melhorias no funcionamento do Hospital? Qual a contribuição deste Vereador para as melhorias do funcionamento do hospital?
Seria de bom grado se o Vereador e pré-candidato a prefeito, na qualidade de homem público, mostrasse serviço, e não politicagem. É preciso que a população fique de olhos bem abertos e veja quem de fato está trabalhando ou buscando melhorias para o município de Araioses (MA).
EM TEMPO:
O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição – HMNSC recebe, mensalmente, o valor de R$ 11.864,75 (onze mil oitocentos e sessenta e quatro reais e setenta e cinco centavos) para custear a Média e Alta Complexidade – MAC, valor este, insuficiente para manter aquela casa de saúde em funcionamento pleno, uma vez que as despesas daquela casa de saúde que giram em torno de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) mensais, fazendo que o hospital seja mantido exclusivamente, às expensas do município de Araioses.
Apesar de todas essas dificuldades relatadas, o hospital conta com equipe médica capacitada composta por médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que dia após dia sacrificam suas vidas para cuidar da saúde dos Araiosenses, durante 24 horas por dia em escala de plantão, estando todos com os salários rigorosamente em dias.
Para solucionar o problema da falta de ambulâncias, recentemente, o município adquiriu 02 (duas) novas ambulâncias totalmente equipadas com suporte de oxigênio, ar-condicionado na cabine de transporte e espaço para acompanhante do paciente. Tais veículos evitarão que a população não fique desassistida de um veículo apropriado para realizar esse tipo de atendimento e estarão, muito em breve, incorporadas à frota da Secretaria Municipal de Saúde para prestar serviço a quem necessitar. Destas ambulâncias, uma delas já foi entregue estando aguardando apenas a regularização junto ao Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN, providências estas que já estão sendo tomadas pela gestão municipal.
O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Conceição – HMNSC conta ainda com médico ultrassonografista, pediatra e está buscando ampliar e melhorar cada vez mais os serviços de saúde, pois é objetivo da gestão municipal possibilitar condições dignas de atendimento para os cidadãos araiosenses.

Via Djair Prado
Imagem destacada: Jonatan Aguiar/Portal Panorama

Sobre Jonatan Aguiar

Jonatan Aguiar
Nascido em Praia Grande-SP, moro em Araioses desde 2002. Sou repórter e Diretor Geral do Portal Panorama.

Veja também

Funeral PREV de Araioses realiza sorteio para os sócios

Os sócios da Funeral PREV de Araioses que estão com as mensalidades em dia participaram, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open