Sem ônibus há três semanas, pais e alunos da zona rural exigem que a prefeitura de Araioses retome o transporte escolar

IMG_9453.jpg

Imagem: Jonatan Aguiar

Imagem: Jonatan Aguiar

Na última sexta-feira (04/05), dezenas de alunos dos povoados Baixão das Porteiras e Baixão das Vassouras, da zona rural de Araioses, que estudam nas escolas Manoel Chandelles, em Cana Brava e Bernardo de Almeida Garcia, em Placas, acompanhados de alguns pais, estiveram na área central de Araioses, fazendo reivindicações na Câmara Municipal, Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Ministério Público.

Eles pediam o básico: a retomada do transporte escolar, para que as crianças e adolescentes possam voltar a estudar, visto que segundo eles, os ônibus não rodam há mais de três semanas. Rosa Nascimento, que é mãe de três alunos, contou o drama que vive à reportagem do Panorama. Ela disse que é impossível manter qualquer transporte particular, devido à condição financeira dos pais e que por conta disso, os discentes simplesmente não frequentam as aulas desde que a linha escolar foi paralisada.

Segundo Rosa, os pais foram obrigados a tentar negociar com as direções das respectivas escolas de seus filhos, para que eles não percam o ano letivo, porém, essa negociação se efetivou apenas nas instituições municipais, já que as estaduais, de Ensino Médio, utilizam o sistema SIAEP, que obriga que as escolas reprovem, automaticamente, qualquer aluno com mais de 25% de faltas. Os alunos do médio, mesmo já reprovados, vieram à cidade reivindicar os direitos de seus colegas.

Resposta da prefeitura

Em um comunicado, a Procuradoria Geral de Araioses afirmou que está tomando todas as providências junto às empresas contratadas e que nesta segunda (07/05), o transporte escolar estará regularizado. O comunicado segue, afirmando que em contado com o setor financeiro da Prefeitura, constatou-se o pagamento referente ao contrato firmado com as empresas no ano de 2018 e caso haja descumprimento, a Procuradoria proporá as medidas cabíveis, junto aos órgãos competentes.

Por Jonatan Aguiar
Imagens: Jonatan Aguiar/Panorama

Jonatan Aguiar

Jonatan Aguiar

Nascido em Praia Grande-SP, moro em Araioses desde 2002. Sou repórter e Diretor Geral do Portal Panorama.

scroll to top
Open

Portal Panorama