Fake ou News: Pepe Moreno morreu?

pepe-moreno.jpg

Pepe Moreno (foto: reprodução)

Durante esta quarta-feira (12/06), começaram a ser compartilhadas, nos grupos e redes sociais, matérias que confirmavam a morte do cantor Pepe Moreno, que ficou conhecido por sucessos como “Risca Faca” e “Menino de Rua”. De acordo com os sites que publicaram essa informação, o forrozeiro teria se envolvido em um acidente de carro e não teria resistido.

Um fato que chamou a atenção é que essa informação não foi publicada por nenhum dos maiores veículos de comunicação do país, o que, para uma “notícia” como essa, já é um grande indício de que se trata de um fake. Além disso, o primeiro site que publicou sobre foi “g1.globonews.co“. O link certamente passou despercebido por muita gente, já que se parece com o endereço do portal de notícias da Globo, que é “g1.globo,com“. O site “g1.globonews,co” já está fora do ar.

Site fora do ar

No Instagram, Pepe Moreno publicou alguns stories logo após a divulgação da notícia falsa, com a finalidade de acalmar os fãs:

Eu estou bem, não aconteceu nada comigo, não morri. Eu estou tomando uma providência contra esse Facebook“.

O advogado do cantor também apareceu no Instagram e disse que vai tomar as medidas cabíveis contra os sites que publicaram e as pessoas que compartilharam o boato:

É totalmente falsa a informação veiculada nas redes, neste dia, sobre seu suposto falecimento. Tomaremos todas as medidas cabíveis, tanto nas áreas cível e criminal em relação ao seu autor, bem como, em relação a quem estiver compartilhando, ou mesmo em relação aos veículos. Qualquer novidade, o Pepe, que está em novidade no Mato Grosso do Sul, informará a todos”.

Para não cair nas Fake News, é essencial que você esteja sempre atualizado através de veículos sérios de divulgação de notícias, como rádio, TV, revistas, jornais e portais de notícias como o Panorama. Nós sempre pesquisamos antes de colocar uma notícia no ar e temos fontes oficiais confiáveis para esclarecer quaisquer dúvidas e, se mesmo assim nos equivocarmos, nos retratamos em tempo hábil para corrigir qualquer mal entendido.

Caso você veja uma notícia compartilhada através de mensagem do WhatsApp, outras redes sociais, blogs ou sites duvidosos, pesquise a veracidade da informação em sites de credibilidade antes de encaminhar a mensagem ou compartilhar o link. E cuidado para não confundir as postagens de sites de humor que satirizam o cotidiano: eles são sites de HUMOR, sem nenhum compromisso com a veracidade de suas publicações.

Por Jonatan Aguiar/Panorama

Jonatan Aguiar

Jonatan Aguiar

Nascido em Praia Grande-SP, moro em Araioses desde 2002. Sou repórter e Diretor Geral do Portal Panorama.

scroll to top
Open

Portal Panorama